Nitrix © 2019 by TrueContent

Buscar
  • Nitrix

Uma rede, uma bola, areia e disposição são tudo o que você precisa para ir além na partida de vôlei e praia. Vai encarar?


Vem verão, sai verão, o vôlei de praia continua sendo um dos esportes mais praticados do litoral brasileiro – o 2º mais popular no país e mundo, atrás só do futebol. Quem mora longe das praias também pode jogar em quadras de areia, espalhadas pelas cidades de todo o país.

O esporte surgiu nas praias californianas, nos Estados Unidos, há exatamente 100 anos, em 1920. Em 1996, a modalidade virou esporte olímpico nos jogos de Atlanta (EUA). E já na estreia o Brasil levou ouro na categoria feminina, graças a atuação grandiosa de Jacqueline Silva e Sandra Pires!

Se você não costuma jogar, saiba que está perdendo uma ótima oportunidade de socializar e ainda cuidar da saúde enquanto isso. Confira 5 motivos por que você deve correr pra areia e jogar nesse verão:


1 - É fácil e flexível


As regras do vôlei de praia são praticamente as mesmas do vôlei de salão. E elas não são muito fixas. Os sets podem variar até 25 pontos, por isso é um esporte que se adapta ao seu ritmo e ao da galera. 

O objetivo é sempre manter a bola no alto, com os três toques. Caiu na área do adversário é ponto.


2 – Trabalha os músculos de todo o corpo


Com o tempo, os benefícios para a saúde começam a aparecer. 

Isso por que ele é um esporte completo - você corre, salta e às vezes até mergulha. Para exercitar e tonificar os músculos é um prato cheio!

Pra ter uma ideia, em alguns poucos sets você pode trabalhar as panturrilhas, coxas e glúteos ou ainda a parte superior do corpo, como peito, costas, braços e abdômen, dependendo da posição que você jogar.



Legenda: A atleta Paula Garcia representa o #TimeNitrix nas quadras de SC.

3 – Melhora seus movimentos cotidianos


O vôlei de praia exige dos seus reflexos e senso de direção, trabalhando o equilíbrio e coordenação motora. 

Esses dois fatores melhoram e muito qualquer atividade do seu dia a dia, porque dão mais resistência e agilidade pro seu corpo.


4 – Te coloca em contato com a natureza


O vôlei de praia exige mais energia do que na quadra, por conta da areia. O trabalho muscular é potencializado por causa da baixa reatividade e instabilidade da areia fofa.

Mas não é só isso: jogar ao ar livre, em contato com a natureza, faz a gente se sentir bem melhor. Isso porque reduz a negatividade e o estresse. 

A exposição à luz do sol aumenta nossa absorção de Vitamina D, substancia vital para a saúde. Ela evita doenças, como depressão, resfriados e fraqueza corporal, por exemplo. 

Mas claro que não dá pra esquecer de aplicar o protetor solar na hora de sair no sol, né?


5 – Ajuda a descontrair e socializar


Por ser um esporte coletivo, o vôlei de praia é ideal para socializar, fazer e manter amizades saudáveis. Dá pra jogar em duplas ou equipes de 6 atletas.

O trabalho e coordenação em equipe são essenciais pra não deixar a bola cair. E os momentos em quadra normalmente geram muitas lembranças divertidas.


Demorou?


O vôlei de praia é ideal para cuidar da sua saúde física e mental e ainda se divertir. Então tá esperando o que? Chama todo mundo para bater uma bolinha na praia e vá além!


A gente se vê nas quadras!